
A
medicina, que nunca viu o café com bons olhos,
já está se rendendo às evidências
que ele tem méritos nutricionais, sendo capaz
até de prevenir determinadas doenças.
Segundo estudos, nem todos os males atribuídos
ao café possuem fundamento. Pelo contrário,
cada vez mais os benefícios trazidos à
saúde pela bebida vêm sendo explorados
e difundidos para quebrar com esta visão incorreta
sobre o café.
O respeitado Instituto do Coração
– Incor, ligado à Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, está
liderando um esforço para investigar se o
café faz bem ou não. Juntamente com
a ABIC (Associação Brasileira da Indústria
de Café) e com a Fundação Zerbini,
foi assinado em São Paulo (maio/2004) um
Protocolo de Intenções com o objetivo
de criar a Unidade de Pesquisas Médicas sobre
o Café.
A Unidade de Pesquisas Médicas sobre o Café,
instalada no InCor, desenvolve pesquisas na área
básica, clínica e epidemiológica
referentes à planta café, seus componentes
químicos e a saúde humana em todos
os seus aspectos, com ênfase na prevenção
de doenças cardiovasculares e mentais, atuando
em sistema de intercâmbio, contribuindo para
projetos de pesquisas internacionais, em parceria
com o Institute for Coffee Studies da Universidade
de Vanderbilt, Tenessee, Estados Unidos.
Os estudos incluem pesquisas em voluntários
portadores ou não de doenças coronárias
ou de outras doenças como diabetes, assim
como avaliação bioquímica e
da cinética dos compostos do café.
Os voluntários, consumidores e não
consumidores de café, são acompanhados
em espaços de até dois anos, período
em que são observados os efeitos quanto a
forma de preparo da bebida (café filtrado,
fervido, solúvel, expresso e descafeinado)
e sua relação sobre o estado de saúde
das pessoas pesquisadas.
Abaixo alguns dos principais pontos referentes
ao café neste sentido e que estão
sendo estudados:
- A humanidade adotou o café como bebida
matinal porque ele estimula o cérebro, a
memória, a atenção e a concentração,
o que é verdade. Seu consumo diário
torna o cérebro mais atento e capaz para
suas atividades intelectuais.
- O consumo moderado e diário de café,
ao estimular o sistema de vigília, atenção
e concentração, pode ajudar no aprendizado
escolar. E para tal basta que o café seja
tomado pela manhã - com ou sem leite - e
na merenda escolar, depois do café da manhã,
seguindo-se um café no lanche da tarde.
- O café não é só cafeína
(que representa apenas 1 a 2,5% da composição
do café), sendo o restante das substâncias
presentes no café ignorado pela maioria das
pessoas. O grão de café (café
verde) possui além de uma grande variedade
de minerais, aminoácidos, lipídeos,
açúcares, uma vitamina do complexo
B e, em maior quantidade que todos os demais componentes,
os ácidos clorogênicos, na proporção
de 7 a 10%, isto é, 3 a 5 vezes mais que
a cafeína. Todos estes outros componentes
são importantes para o ser humano, até
mais do que a própria cafeína.
- Em quantidades moderadas a cafeína não
é prejudicial à saúde humana,
desde a gestação até o final
da vida. Mas, como tudo em excesso faz mal, com
a cafeína não seria diferente. A administração
aguda de cafeína causa um aumento modesto
da pressão sangüínea arterial,
da produção de urina e da secreção
gástrica, além de alterar o espectro
eletroencefalográfico, o humor e o padrão
do sono em voluntários normais. Como a cafeína
pode aumentar a eliminação de cálcio
na urina, receita-se que mulheres depois da menopausa
devam tomar café moderadamente, de preferência
com leite. Recomenda-se também que o café
deve ser tomado até o final da tarde, evitando
assim qualquer alteração no padrão
do sono. Abaixo a tabela com as doses ideais para
cada faixa etária, segundo especialistas:
| DOSE
IDEAL DE CAFÉ PARA CONSUMO DIÁRIO |
Consumo
de Café |
Manhã |
Tarde |
Início
|
Meio |
Início |
Meio |
Até
10 anos
|
50ml |
50ml |
50ml |
50ml |
| 10 a 15 anos |
100ml |
50ml |
100ml |
100ml |
| 15 a 20 anos |
100ml |
100ml |
100ml |
100ml |
| 20 a 60 anos |
150ml |
150ml |
150ml |
150ml |
| Acima dos 60 anos |
150ml |
50ml |
100ml |
50ml |
- O consumo diário de doses moderadas de
café torrado adequadamente pode ser benéfico
na prevenção da depressão,
e novos estudos estão em andamento para avaliar
o possível benefício de seu consumo
na prevenção do tabagismo, alcoolismo
e infarto do miocárdio.
- O café forma, durante a torra adequada,
produtos que ajudam a inibir o desejo de consumir
álcool e drogas ilegais.